Esta publicação tem o objetivo de ajudar a todos os estudantes de programação a entrarem de cabeça no mundo Java, especialmente nas suas plataformas Standard Edition (SE) e Enterprise Edition (EE). Na qual teremos a oportunidade de trabalharmos com vários recursos importantes e muito difundidos na comunidade de programadores Java pelo mundo. Veremos que o Java nos permite escrever programas de uma forma mais rápida e simples, e que vários sistemas operacionais podem acomodar seus programas sem a necessidade de repetir o processo de compilação.
Faremos uso do Java Development Kit (JDK), na versão 8, do editor de texto NotePad++® e da IDE NetBeans® para construir os códigos, também faremos uso de um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD) padrão Structured Query Language (SQL), o MySQL®, PostgreSQL®, Oracle® e o Java DB®, e o gerenciador de relatórios iReport® da JasperSoft®. Todos esses softwares estão disponíveis de forma gratuita para download na Internet.
O principal objetivo desse livro é demonstrar na prática e de forma simples como funciona a linguagem Java e seus mecanismos da Programação Orientada a Objetos tão famosos, como abstração, encapsulamento, polimorfismo, hereditariedade, entre outros. Demonstrando esses e demais recursos disponíveis nas duas plataformas a serem estudadas em várias aplicações exemplo a serem construídas no decorrer deste guia.
Muito do que aqui está publicado advém de experiências vividas nesses muitos anos de trabalho com informática e do conteúdo empregado em aulas para cursos técnicos de linguagem de programação. Os capítulos desta obra, foram construídos por meio de consultas do site dos fabricantes dos softwares utilizados nesse livro como NetBeans eclipse, Oracle, PostgreSQL, MySQL. Consulta ao Java DOC 8, bem como no manual online da MySQL, PostgreSQL, Oracle, Apache Derby e do Hibernate, e vários livros que tratam do desenvolvimento de software em Java, aos quais creditamos toda ajuda na fundamentação das ideias, dicas e conceitos apresentados. Todo referencial teórico utilizado está registrado na parte final desse trabalho (Referências).
Esta produção é dividida duas partes com vinte capítulos. Os onze primeiros compõe a Parte 1 desse guia: Capítulo 1 – Nos traz o conceito do que é o Java, um pouco de história, as plataformas e o software pré-requisito; Capítulo 2 – Vem com uma discussão sobre a Máquina Virtual Java e as fases de criação e execução de um projeto Java; Capítulo 3 – Os Fundamentos da linguagem, como tipos de dados, operadores e as estruturas de controle, repetição e mudança de fluxo; Capítulo 4 – Explora o uso de Strings e Arrays na linguagem Java; Capítulo 5 – Mergulhamos de cabeça na POO e seus mecanismos; Capítulo 6 – Falamos sobre Atributos e métodos estáticos, e controle de exceções; Capítulo 7 – Um estudo voltado para Threads; Capítulo 8 – Introdução do uso de arquivos e a serialização de objetos; Capítulo 8 – Implementamos o uso das Interfaces Gráficas de Usuário (GUI); Capítulo 10 – O maior de todos. Aproveitamos o estudo da ligação do SGDB com uma aplicação Java por intermédio dos drives JDBC, para construirmos uma aplicação exemplo de um Controle de Estoque simples que tem como objetivo demonstrar o uso de vários recursos entre os componentes gráficos implementados, como o tratamento para eventos. Também veremos o uso de classes utilitárias numa aplicação Java, como por exemplo uma que promove a comunicação com o Banco de Dados; Capítulo 11 – Completamos a aplicação Controle de Estoque, adicionando a ela o recurso da geração de relatórios usando uma versão gratuita do iReport.
A segunda parte desse guia contém outros 9 capítulos: começa no Capítulo 12 com uma introdução ao Java EE; No Capítulo 13 além de uma introdulão ao JavaServer Page (JSP), faremos uma abordagem detalhada sobre o modelo Page-centric de desenvolvimento e utilizamos o PostgreSQL como SGBD, usando a IDE NetBeans; Já no Capítulo 14 usamos o Padrão de projeto arquitetônico MVC associado ao SGBD Oracle, sem IDE e sim usando um editor de código fonte NotePad++; Capítulo 15 abordamos a criação de aplicações JSP usando o padrão de projeto DAO em conjunto com SGBD MySQL, fazendo uso da IDE Eclipse; Já no capítulo 16 traz fundamentos que serão essenciais para o caminhar com JavaServer Faces (JSF); No Capítulo 17, faremos uma abordagem básica do JSF em conjunto com o JDBC; Já no Capítulo 18 usamos as bibliotecas disponíveis na IDE NetBeans para formar uma aplicação JSF em conjunto com o Hibernate; O Capítulo 19 traz recursos avançados do Hibernate em outra aplicação JSF, mas que passa a absorver componentes robustos do PrimeFaces; Por fim no capítulo 20 aplicamos conceitos poderosos da programação Java orientada a objetos como a utilização de classes e métodos genéricos para ajudar a enxugar o código da aplicação, somado a isso, o uso das Contexts and Dependency Injection (CDI) e a Java Persistence API (JPA) em conjunto com o Hibernate.
É uma publicação direcionada a todos aqueles que de alguma forma gostam de estudar o desenvolvimento de software utilizando a linguagem de programação Java. Espero que a leitura seja divertida e didática para aproveitamento de todo o conteúdo ao máximo.
"Programar em Java é bom demais"
Eu e mais milhares de programadores pelo mundo.
Links dos Códigos Fontes
Parte 1 - Java SE
Parte 2 - Java EE
Comentários
Postar um comentário