Livro Agilidade e Qualidade de Projetos com Java XP Extreme Programming

 Esta publicação tem o objetivo de ajudar a todos os estudantes de programação a entrarem de cabeça na metodologia Expreme Programming utilizando a linguagem Java. Na qual teremos a oportunidade de trabalharmos com algumas ferramentas importantes, modernas e muito difundidos na comunidade de programadores Java pelo mundo, em conjunto com jeito XP de laborar. Veremos que o Java se “encaixa como uma luva” nesse padrão de trabalho que busca aumentar a qualidade e agilidade nos projetos de softwares, pois ele nos permite escrever programas de uma forma mais rápida e simples.

Faremos uso do Java Development Kit (JDK), na versão 14, do editor de texto NotePad++® e das IDEs NetBeans®, Eclipse® e STS® para construir os códigos, também faremos uso de um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD) padrão Structured Query Language (SQL), o MySQL® da Oracle®, e o JUnit para executar os testes de unidades realizados neste guia. 

O principal objetivo desse livro é demonstrar na prática e de forma simples o uso da linguagem Java com seus mecanismos da Programação Orientada a Objetos tão famosos, como abstração, encapsulamento, polimorfismo, hereditariedade, entre outros em conjunto com a metodologia XP. Essa parceria aqui denominada como Java XP. Sabemos que é uma pretensão muito grande de nossa parte intitular assim este guia. Mas, o que queremos com isso é contribuir um pouco que seja para melhorar a forma de pensar um projeto de software dos estudantes de programação interessados nisso, tendo a Extreme Programming como norte. Muito do que aqui está publicado advém de experiências vividas nesses muitos anos de trabalho com informática e do conteúdo empregado em aulas para cursos técnicos de linguagem de programação. Os capítulos desta obra, foram construídos por meio de consultas a site dos fábricantes dos softwares utilizados nesse livro e do Java DOC 14, bem como no manual online do MySQL e dos vários livros que tratam do desenvolvimento de software em Java e Padrões de Projeto, aos quais creditamos toda ajuda na fundamentação das ideias, dicas e conceitos apresentados. Todo referêncial teórico utilizado está registrado na parte final desse trabalho (Referências).

Esta produção é dividida em 5 capítulos: Capítulo 1 – Nos traz o que é a Extreme Programming, junto com um pouco de história e das plataformas do Java, também temos uma breve apresentação dos tipos de frameworks utilizados nesse guia e o software pré-requisito; Capítulo 2 – Dedicado ao entendimento e execução dos testes de unidade, com o JUnit nas versões 4 e 5; Capítulo 3 – Uma discussão sobre os famosos Desing Patterns (Padrões de Projeto), trazendo a implementação de 5 (cinco) tipos bem difundidos; Capítulo 4 – Introduzimos o uso do framwork Spring em conjunto com diversas ferramentas que auxiliam no aumento da produtividade num projeto de software; Capítulo 5 – Neste último apresentamos o projeto Spring Security, e também demonstramos como pode ser feito um controle de erros numa aplicação Spring WEB. No final deste guia temos um Apêndice, que nos traz o conteúdo de todos os arquivos gerados na aplicação teste desenvolvida nos capítulos 4 e 5.

É uma publicação direcionada a todos aqueles que de alguma forma gostam de estudar o desenvolvimento de software utilizando a linguagem de programação Java. Espero que a leitura seja divertida e didática para aproveitamento de todo o conteúdo ao máximo.

Os técnicos às vezes pensam que tudo o que é muito humano não é sério. Não é apropriado ... Quando você percebe que isso é algo bom e poderoso, e que você pode fazer parte de si mesmo para contar histórias, então você pode procurar melhorar isso. (Juan Gabardini)

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