Primeiro acesso ao RouterOS - Parte do Capítulo 1 (Entendendo Redes TCPIP com MikroTik)

O roteador RouterOS pode ser acessado por intermédio do monitor e teclado, terminal serial, TELNET, TELNET de MAC, SSH, interface gráfica Winbox em Windows, e interface gráfica Winbox em Linux emulando-o com o Wine.

Usando o Winbox

Após abrir a janela inicial do Winbox (Figura 1.6), selecione o MAC da interface ethernet a qual você está conectado. E informe as seguintes credenciais de entrada:

·         Usuário: Admin

·         Senha: <em branco>

Figura 1.6 – Janela inicial do Winbox.

MikroTik por cabo serial

A maioria dos modelos RBs possuem uma saída serial para acesso de emergência caso você perca o acesso ao seu MikroTik. Estando corretamente configurado, o seu acesso serial (Figura 1.7) lhe permite visualizar todo o processo de boot da placa RouterBOARD como se estivesse visualizando um computador carregando o sistema operacional e pode interromper o boot para formatar e reinstalar o MikroTik se desejar.

Figura 1.7 – Porta serial DB9.

Muito cuidado ao interromper o processo boot, algumas opções do menu podem apagar totalmente o firmware do seu MikroTik deixando-o fora de uso.

Mas não é qualquer cabo serial que consegue criar a comunicação entre a RB e o PC, deve-se utilizar um cabo serial cruzado. Na Figura 1.8 segue a pinagem para montagem do cabo serial.

Figura 1.8 – Padrões para montagem do cabo serial com db9/db9.

Os padrões para conexão serial entre um PC e uma RB deve seguir a configuração demonstrada na Figura 1.9.

Figura 1.9 – Configuração recomendada para acesso console.

O primeiro acesso pode ser realizado no próprio Winbox, via serial SSH ou TELNET. Conectado diretamente a RB com o auxílio de um cabo ethernet/serial.

Laboratório

Implementando o RouterOS na RB

Com o cabo certo e já fazendo a conexão entre o PC e a RB conectado à saída serial do PC ou a um adaptador USB, com a RB, estamos prontos para começar os procedimentos. Antes de ligar a RB, uma ferramenta de acesso remoto como o Hyperterminal, Putty ou qualquer outro aplicativo que lhe permita um acesso por meio de uma conexão pelas portas de comunicação do sistema (COM1, COM2 etc.), já deve estar aberto e configurado.

Após configurá-lo seguindo os parâmetros informados anteriormente, confirme a tentativa de acesso. Tudo estando em ordem, a janela do aplicativo com apenas o cursor estará ativo, aguardando receber alguma comunicação por porta serial. Este é o momento para ligar a sua RB. A primeira mensagem informa que, caso seja necessário, teremos cerca de 2 segundos para adentrar o RouterBoot. Devemos pressionar uma tecla qualquer a fim de interromper o processo de boot e acionar o menu de configuração. Assim, o menu demonstrado na Figura 1.10, será exibido.

Figura 1.10 – Acesso serial pelo Hyperterminal.

Para selecionar uma opção, basta pressionar a letra no teclado referente ao menu desejado. No nosso exemplo pressionaremos a tecla “O” para alterarmos a configuração de boot da RB, conforme Figura 1.11.

Figura 1.11 – Mais opções do menu.

Um asterisco é usado para demonstrar a opção que está atualmente selecionada (Boot from NAND). Neste exemplo, iremos reinstalar o sistema por intermédio de uma conexão TFPT. Modificaremos o processo de boot para ser realizado pela interface ethernet, pressionando a tecla “E” (Boot over ethernet). Após a confirmação da opção desejada, voltamos ao menu principal. Mantenha o cabo serial conectado, conecte também o cabo de rede na porta 1 de sua RB (se for RB da série 1000 ou ccr por exemplo, utilize portas que esteja com nome de boot – somente nesta porta é possível realizar a atualização; já em outros modelos, como a série 400, escolha uma e conecte).

Por meio do endereço <https://mikrotik.com/download>, faça o download do pacote Combined Package de sua RB e também do utilitário NetInstall. Outros utilitários como Winbox e o Dude também podem ser baixados deste endereço, basta acionar o link para a ferramenta desejada, conforme Figura 1.12.

Figura 1.12 – Site MikroTik download de ferramentas.

Grave o pacote npk, em um local de fácil acesso para uso posterior, faça a descompactação do NetInstall e deixe-o aberto. É importante lembrar que se estiver fazendo este procedimento no Windows, você deve manter o firewall do Windows e o UAC desativados (temporariamente). Lembre-se que ao tentar acessar o NetInstall com o firewall ativado, você deve habilitar o acesso às redes assim que solicitado, conforme Figura 1.13.

Figura 1.13 – Solicitação do sistema para permissão de acesso externo.

Agora, iremos configurar o NetInstall. Clique na opção Netbooting e configure algum IP (192.168.2.1, por exemplo, Figura 1.14) e clique em OK. O IP de sua placa de rede deve ficar na mesma faixa de IP que você fixou no NetInstall para que tenhamos conexão com a RB.

Figura 1.14 – Janela do NetInstall.

Neste ponto, selecione a opção para sair do setup, pressionando a tecla X para sair do menu e reiniciar a RB. Novamente a mensagem de pressionar uma tecla para interromper o boot aparecerá novamente. Mas iremos ignorá-la. A mensagem de tentativa do boot pelo protocolo Bootp será exibida, conforme a Figura 1.15:

Figura 1.15 – Protocolo Bootp.

A RB irá sinalizar o POST apitando e será possível ver o exato momento em que a conexão é confirmada entre as NICs do PC e da RB, como mostrado na Figura 1.16.

Figura 1.16 – Confirmando a conexão.

Agora, volte ao NetInstall e observe que o MAC de sua RB apareceu em Routers/Drivers (Figura 1.17). Depois de selecioná-la, procure pelo pacote que foi baixado no site anteriormente e clique em OK.

Figura 1.17 – NetInstall sinaliza que a RB está pronta para receber o sistema operacional.

Depois de selecionado o pacote e confirmado o processo de formatação e instalação do novo sistema operacional iniciará. Você poderá acompanhar o processo por meio da barra de progressão, tanto pela interface NetInstall, como pelo terminal, conforme Figura 1.18.

Figura 1.18 – Momento da transferência do sistema operacional para a RB.

No terminal, pressione <Enter> para reiniciar a RB e finalizar a instalação. Ao reiniciar, interromperemos novamente o boot para o colocarmos novamente via NAND. No menu principal, pressione a tecla “O” (Boot device), e, no menu seguinte, pressione a tecla “N” (Boot from NAND, if fail then ethernet), e, de volta no menu principal, pressione “X” para Sair (Figura 1.19). Ao reiniciar a RB e mostrará o processo de boot do MikroTik. E logo em seguida a solicitação de login para acesso ao shell do sistema, conforme Figura 1.20.

Figura 1.19 – Finalizando o processo de inicialização após o primeiro boot com o sistema novo.

Figura 1.20 – Tela inicial do MikroTik OS.

Agora faremos o login – usuário padrão “Admin” e sem senha (basta dar <Enter>).

Comentários