Livro Aprendendo Fácil a Programar em Java SE - Teoria e Prática

 Esta publicação tem o objetivo de ajudar a todos os estudantes de programação a entrarem de cabeça no mundo Java, especialmente na sua plataforma Standard Edition (SE). Na qual teremos a oportunidade de trabalharmos com vários recursos importantes e muito difundidos na comunidade de programadores Java pelo mundo. Veremos que o Java nos permite escrever programas de uma forma mais rápida e simples, e que vários sistemas operacionais podem acomodar seus programas sem a necessidade de repetir o processo de compilação. 

Faremos uso do Java Development Kit (JDK), na versão 8, do editor de texto NotePad++® e da IDE NetBeans® para construir os códigos, também faremos uso de um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD) padrão Structured Query Language (SQL), o MySQL® da Oracle®, e o gerenciador de relatórios iReport® da JasperSoft®. Todos esses softwares estão disponíveis de forma gratuita para download na Internet. 

O principal objetivo desse livro é demonstrar na prática e de forma simples como funciona a linguagem Java e seus mecanismos da Programação Orientada a Objetos tão famosos, como abstração, encapsulamento, polimorfismo, hereditariedade, entre outros. Demonstrando tudo isso em uma aplicação exemplo de um Controle de Estoque. Muito do que aqui está publicado advém de experiências vividas nesses muitos anos de trabalho com informática e do conteúdo empregado em aulas para cursos técnicos de linguagem de programação. Os capítulos desta obra, foram construídos por meio de consultas a site dos fabricantes dos softwares utilizados nesse livro e ao Java DOC 8, bem como no manual online do MySQL e vários livros que tratam do desenvolvimento de software em Java para SE, aos quais creditamos toda ajuda na fundamentação das ideias, dicas e conceitos apresentados. Todo referencial teórico utilizado está registrado na parte final desse trabalho (Referências).

Esta produção é dividida em onze capítulos: Capítulo 1 – Nos traz o conceito do que é o Java, um pouco de história, as plataformas e o software pré-requisito; Capítulo 2 – Vem com uma discussão sobre a Máquina Virtual Java e as fases de criação e execução de um projeto Java; Capítulo 3 – Os Fundamentos da linguagem, como tipos de dados, operadores e as estruturas de controle, repetição e mudança de fluxo; Capítulo 4 – Explora o uso de Strings e Arrays na linguagem Java; Capítulo 5 – Mergulhamos de cabeça na POO e seus mecanismos; Capítulo 6 – Falamos sobre Atributos e métodos estáticos, e controle de exceções; Capítulo 7 – Um estudo voltado para Threads; Capítulo 8 – Introdução do uso de arquivos e a serialização de objetos; Capítulo 8 – Implementamos o uso das Interfaces Gráficas de Usuário (GUI); Capítulo 10 – O maior de todos. Aproveitamos o estudo da ligação do SGDB com uma aplicação Java por intermédio dos drives JDBC, para construirmos uma aplicação exemplo de um Controle de Estoque simples que tem como objetivo demonstrar o uso de vários recursos entre os componentes gráficos implementados, como o tratamento para eventos. Também veremos o uso de classes utilitárias numa aplicação Java, como por exemplo uma que promove a comunicação com o Banco de Dados; por fim o Capítulo 11 – Completamos a aplicação Controle de Estoque, adicionando a ela o recurso da geração de relatórios usando uma versão gratuita do iReport. 

É uma publicação direcionada a todos aqueles que de alguma forma gostam de estudar o desenvolvimento de software utilizando a linguagem de programação Java. Espero que a leitura seja divertida e didática para aproveitamento de todo o conteúdo ao máximo.

"Escreva uma vez, execute em qualquer lugar" ("write once, run anywhere")

Slogan da Sun MicroSystems para exemplificar os benefícios multi-plataforma da Linguagem Java.

 



Comentários